Livro: De olho em Springfield


 

Você sabia que a nome Bart é um trocadilho do adjetivo em inglês "brat" (pirralho em Português)? Que Homer Simpson tem sangue tipo A+? E que a Xuxa já "participou" de um episódio de Os Simpsons. Essas e outras curiosidades estão no livro De Olho em Springfield que o publicitário Johan L. Lagger lançou recentemente pela Panda Books.


Fã do seriado desde os anos 90, Lagger começou a demonstrar sua paixão pelo desenho em um espaço na internet. "Queria criar um site e usei como tema Os Simpsons. Como tinha recortes de jornal e fontes internacionais sobre a série, atualizava o meu espaço na internet quase todos os dias", conta ele, que trocou a web por algo maior.
Em 2005 o publicitário apresentou o projeto de um livro para a editora de Marcelo Duarte (autor de O Guia dos Curiosos), que gostou da idéia, e assim nasceu De Olho em Springfield em junho do mesmo ano.
Lohan passou seis meses em frente ao seu computador dissecando cada cena de cada episódio das 17 temporadas de Os Simpsons. "O que me tomou mais tempo foi fazer a sinopse de cada episódio da série", relembra o autor.
Os detalhes que passam despercebidos pelos olhos de um telespectador comum são retratados de maneira divertida em De Olho em Springfield. Além de contar toda a trajetória de Os Simpsons, Lagger vai além e desvenda o endereço exato da família de Homer, o que Bart escreve na lousa cada vez que está de castigo, os principais pontos turísticos da cidade e muito mais.
"Congelava as imagens para pegar os detalhes como o telefone da casa dos Simpsons (para os curiosos o número é 555-3226, segundo o episódio Homer escavadeira, da 4ª temporada)"
Johan L. Lagger não teve apoio da Fox, dos produtores ou mesmo de Matt Grtoening, criador do seriado. "Preferi fazer algo com cara de almanaque para os fãs brasileiros", diz ele, que conversou com os dubladores do programa no Brasil.
O publicitário pretende atualizar o livro se a editora o autorizar. "É uma possibilidade que espero que aconteça", anima-se Lagger.

Algumas curiosidades de Os Simpsons

A apresentadora Xuxa foi satirizada no episódio Marge, não se orgulhe (7ª temporada). O palhaço Krusty, em um especial de TV, reúne uma série de personalidades supostamente medíocres.
Pelé apareceu no episódio Família Cartucho (9ª temporada) fazendo propaganda de um produto e é reconhecido por Lisa.
O episódio O Feitiço de Lisa (13ª temporada) causou polêmica ao retratar o Rio de Janeiro como uma cidade violenta, suja e infestada de macacos. Em uma das cenas, Lisa adota uma criança brasileira chamada Ronaldo que some e faz com que Homer e sua família visitem o país.
Em 2003 uma pesquisa realizada por um site no Reino Unido elegeu Marge Simpson com a mãe ideal. Ela ficou à frente de Cherie Blair, mulher do primeiro-ministro inglês, e de Sharon Osbourne.
O Sr. Burns foi considerado o 5º personagem mais rico do mundo segundo a revista Forbes, perdendo apenas para figuras como Papai Noel, Lex Luthor e Riquinho.
Homer Simpson já arrancou risadas dos telespectadores com a expressão "D'oh!" por 377 vezes até a 15ª temporada.
Os Simpsons já gravaram quatro álbuns, mas somente um (Sing the Blues) foi lançado no Brasil.

Livro
De Olho em Springfield
Johan L. Lagger (Panda Books)
Preço sugerido pela editora R$ 29,90 
Disponível Nas Lojas Americanas, Clique Aqui

3 comentários:

Postar um comentário